Limpeza periódica do sifão evita o acúmulo de resíduos e o mau cheiro causado por entupimentos

O acúmulo de resíduos sólidos como gordura, óleo ou fios de cabelo pode fazer com que ralos e pias fiquem frequentemente entupidos, e até mesmo as pessoas mais cuidadosas com a limpeza de suas cozinhas e banheiros podem se deparar com entupimentos. No entanto, nem sempre a situação é tão drástica; em muitos dos casos, é possível resolver utilizando receitas caseiras ou pela simples limpeza, retirando o que estiver causando o problema.

Além do transtorno do próprio entupimento, tubos entupidos podem causar mau cheiro e até mesmo retorno de dejetos. Por isso, a limpeza dos ralos e pias deve ser feita com frequência, assim como manutenções periódicas na tubulação. Mas atenção: um detalhe importante na hora da limpeza é tomar cuidado para não acabar empurrando a sujeira ou o resíduo que está impedindo o fluxo do encanamento ainda mais para dentro — se isso acontecer, não hesite em contatar um profissional habilitado para realizar o desentupimento.

Uma tubulação antiga também pode ser a causa do entupimento, pois, se os tubos, também popularmente conhecidos como canos, estiverem enferrujados, a ferrugem pode estar acumulada e impedindo a passagem da água. Eventualmente, objetos pontiagudos que passem pelo ralo podem até mesmo perfurar o encanamento, causando vazamentos. Nesse caso, é importante verificar a tubulação e, se necessário, substituir os tubos por novos, de materiais modernos como o PVC, que é o mais indicado para instalações hidráulicas de água fria e esgoto.

Como identificar entupimentos

 

Além do sinal mais óbvio de que o encanamento da cozinha ou do banheiro está entupido — a falta do escoamento de água —, há outros indicativos de que a tubulação esteja interditada. Um deles é o mau cheiro e, para encontrar a raiz do problema, é importante identificar de onde ele está saindo. Cheque as pias, ralos de chuveiro, vaso sanitário. É importante tomar todos os cuidados para não agravar o problema, mas, muitas vezes, o problema do entupimento pode ser resolvido apenas checando o sifão, parte do encanamento que tem um formato de “U” e que é responsável por conectar a válvula de escoamento com a tubulação.

A má instalação do sifão também pode fazer com que os gases e cheiros ruins do esgoto estejam voltando. No caso das pias, o sifão pode também estar com acúmulo de resíduos, e isso pode ser resolvido com uma limpeza. Para evitar que objetos sólidos causem entupimento do sifão, uma dica é usar ralos em forma de tela, que não deixam os resíduos maiores passarem. Já no caso de pias que são pouco utilizadas, a água do sifão pode ter evaporado. Para resolver, deixe a água correr por um tempo, pois é a água do sifão que bloqueia o mau cheiro.

Limpeza do sifão

 

A limpeza do sifão deve ser feita com frequência, pois é comum que resíduos se acumulem ali, causando o entupimento da tubulação. Para limpar o sifão, é importante posicionar um balde logo abaixo dele, para conter a água e eventuais dejetos que possam estar acumulados. Um arame com uma bucha na ponta ajuda a retirar a sujeira, além de água e detergente.

Caso o sifão tenha forma de cotovelo, a única diferença na higienização é que é necessário lembrar de desconectar o copo acoplado no fundo. Lembre-se de usar luvas de borracha sempre que fizer procedimentos em ralos e pias. Após a limpeza, é só reconectar a peça ao encanamento e checar se não há vazamentos.

Há também algumas receitas caseiras que podem ser muito eficientes, causando reações químicas naturais com produtos utilizados no dia a dia da cozinha. Além de não serem tão agressivas ao meio ambiente como os produtos de limpeza tradicionais, ingredientes como bicarbonato de sódio, vinagre e limão ajudam a prevenir entupimentos e evitar o acúmulo de resíduos. Confira como fazer:

Solução caseira para limpeza de ralos e pias

 

Você vai precisar de:

  • Meio copo de bicarbonato de sódio
  • Três litros e meio de água quente (a temperatura da água não deve passar de 60°C)
  • Uma xícara de vinagre branco
  • Meio limão espremido

 

Modo de fazer

  1. Jogue o bicarbonato de sódio pelo ralo.
  2. Depois, misture a xícara de vinagre branco com o meio limão espremido.
  3. Despeje essa mistura no ralo, sobre o bicarbonato.
  4. Espere cinco minutos e coloque a água quente no ralo. A água vai lavar a mistura, deixando seu ralo limpo.

 

Lembre-se: Caso o problema não se resolva, contate um profissional e verifique a sua tubulação.